fbpx
Pular para o conteúdo
3 razões

Três razões para empresas utilizarem Hiperconvergência

Em nossos últimos artigos, falamos sobre a importância de as empresas atualizarem os seus data centers e introduzimos a Hiperconvergência como uma alternativa moderna para agregar mais produtividade e competitividade às organizações. Mas quais são os motivos práticos e visíveis no dia-a-dia que tornam a HCI essencial no cenário de transformação digital? A VMware listou três razões principais que resumimos nesse artigo:

Redução de complexidade: Infraestrutura simplificada para reduzir o tempo de provisão de novos sistemas ou para manter os existentes;

Controle de custos: Otimização do orçamento para recursos físicos e profissionais, a fim de atender à crescente demanda organizacional e SLAs para serviços de TI;

Preparo para a nuvem híbrida: Modernização do data center em um esforço para proteger os investimentos atuais, ao mesmo tempo em que adota casos de uso de borda e nuvem pública.

Se alguma dessas razões faz sentido para a estratégia do seu negócio, continue a leitura.

1. Redução de complexidade:

Além de oferecer melhor desempenho, o HCI facilita o gerenciamento de cargas de trabalho mistas em um único cluster, embora simplificado no gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo. O HCI acelera muito o fornecimento de recursos de aplicação e oferece a flexibilidade necessária para se ajustar rapidamente às mudanças de requisitos, monitorar a qualidade do serviço e reagir rapidamente aos problemas. A arquitetura dos sistemas HCI também contribui para um aumento da agilidade, permitindo que os departamentos de TI dimensionem rapidamente os recursos de computação e armazenamento, adicionando mais nós aos clusters existentes sem deixar o aplicativo offline.

2. Controle de Custos

A infraestrutura hiperconvergente ajuda a controlar tanto os gastos de capital quanto as despesas recorrentes. Por exemplo:

  • O HCI usa componentes padrão do setor – como servidores de commodities e Ethernet de 10gb – ao invés de conjuntos de armazenamento externos construídos com propósito e rede de canais de fibra. Assim, a eficiência de custos começa no momento da aquisição;
  • O HCI escala de forma gradual, para que os usuários possam comprar exatamente o que precisam e escalar granularmente à medida que os dados crescem, adicionando um único nó de cada vez;
  • O HCI aproveita a automação para fornecer eficiências operacionais significativas. O software permite que os administradores implantem rapidamente a infraestrutura em nuvem, eliminem tarefas manuais e demoradas, como o provisionamento do armazenamento, e automatiza processos completos, como patches e atualização da infraestrutura.

3. Nuvem Híbrida

A Rightscale mostrou em seu relatório State of the Cloud em 2018 que mais de 80% das organizações usam uma abordagem de nuvem híbrida que abrange nuvens públicas e privadas. Ambientes híbridos em nuvem permitem que a TI execute cargas de trabalho no local e em nuvens públicas, enquanto aproveitam as equipes, conjuntos de habilidades e ferramentas existentes. As organizações que ainda estão trabalhando com infraestrutura desatualizada ou envelhecida encontrarão obstáculos significativos para a adoção em nuvem.

Riscos de implantação de aplicativos usando ferramentas legadas:

  • Abordagens tradicionais para migração de aplicativos requerem tempo, habilidades escassas e despesas;
  • A migração de aplicativos de nuvem privada para nuvem pública pode apresentar riscos se as cargas de trabalho não forem cuidadosamente testadas;
  • Uma vez que o aplicativo está na nuvem, processos e ferramentas heterogêneas normalmente requerem uma equipe separada e focada na nuvem. Equipes duplas criam ineficiências operacionais que mitigam a economia de custos da mudança para a nuvem pública.

As organizações precisam se beneficiar da capacidade dinâmica oferecida pela HCI para consolidar ou migrar na infraestrutura local ou desenvolver e testar novas aplicações em um único modelo de infraestrutura e operações. Dessa forma, é possível escolher o melhor ambiente ou destino para aplicativos – dentro ou fora do local. Seja no local, na nuvem pública, ou na borda, as organizações precisam de ambientes alinhados em elementos de computação, armazenamento, rede e gerenciamento, para permitir essa facilidade entre eles. Dessa forma, a Hiperconvergência oferece mais eficiência e produtividade não só para os times de TI, como para todas as áreas das organizações que adotam essa tecnologia.

Compartilhe esse Post

Cinco Resultados Obtidos com Hiperconvergência

As organizações que adotam a infraestrutura hiperconvergente contam com grandes vantagens, incluindo interferências mínimas no dia-a-dia durante a implantação e resultados perceptíveis logo após a

lgpd-dados

Você sabe o que é a LGPD?

A sigla se refere a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nr 13.709) sancionada em 14 de agosto de 2018 e que entrará em

Comparando Soluções: VxRail x HPE SimpliVity

Se você chegou na decisão final que de precisa de uma solução de Hiperconvergência, com certeza já se deparou com as soluções da DELL e da HPE. Mas, qual a diferença entre as duas, já que ambas trabalham com VMware? O que deve ser considerado além do hardware?

Preencha com seus dados para acessar a ferramenta: