Na área de tecnologia da informação temos que ser flexíveis em relação as mudanças e novos conceitos. Levando isso em consideração, vamos explicar o conceito de VDI (acrônomo em inglês de Virtual Desktop Infrastruture).
O que é VDI?
É uma tecnologia utilizada para criar a virtualização de ambientes de desktops em um servidor remoto. As imagens do desktop são executadas em máquinas virtuais e acessadas pelos clientes por meio da rede.
Os usuários podem acessar remotamente uma solução de VDI com os benefícios de gerenciamento do sistema operacional, aplicativos como se estivesse fazendo um acesso local. Pode ser adotada a solução de SSO(Single Sign On) o que facilita acesso em diferentes aplicações e serviços.
Quais são os tipos de implantação?
- VDI persistente é quando o usuário sempre acessa a mesma imagem no desktop, sendo que as alterações nos aplicativos são salvas. Outra vantagem é a facilidade em retornar o trabalho a partir da última alteração.
- VDI não persistente não garante o que as alterações sejam retomadas após a reinicialização. Nesse modelo o acesso é feito de forma aleatória no pool desktop. A grande vantagem é facilitação de gerenciamento dos dispositivos.
Por que mudar? Qual é o cenário atual?
Cada máquina ou dispositivo possui os seus próprios recursos (CPU,memória e disco), que são consumidos de maneira individual. Nessa configuração podemos notar que há pontos problemáticos que podem gerar dores de cabeças evitáveis. Vejamos alguns cenários:
- Em caso de furto ou roubo do equipamento as informações não armazenadas na nuvem ou em outros dispositivos serão perdidas.
- Desperdício de recursos: levando-se em conta que há diversos momentos onde o dispositivo está com baixa demanda.
- Há dependência física do equipamento para realizar o acesso a essas informações. Sem o dispositivo não é possível acessar os dados.
O que preciso para configurar essa tecnologia?
- Virtualização: Criação de um sistema operacional virtual.
- Hypervisor: Camada responsável por prover a possibilidade de uma máquina virtual ser criada em um hardware.
- Connection broker: Programa responsável por permitir que o usuário final conecte-se com a máquina virtual remota.
- Desktop pools: Grupo de desktops virtuais com identificação das configurações como sistema operacional, storage ou aplicações.
- Aplicação de virtualização: É a tecnologia usada para criar as imagens e replicá-las para todos os desktops virtuais do desktop pool.
Quais são os benefícios em utilizar VDI?
- Redução de custos nos endpoints, sendo que não há necessidade em utilizar máquinas de alto processamento no lado do cliente. Pode-se adotar thin clients. Essa característica permite que o departamento de TI foque os gastos em outras frentes;
- Atualmente com o desenvolvimento do home office e trabalhos geograficamente flexíveis, o acesso de qualquer local é uma grande vantagem;
- Facilidade em realização de backups;
- Pode ser adotado o uso de dispositivos próprios, do próprio usuário final (BYOD);
- Alto nível de segurança. Pois há um controle aprimorado e isolamento seguro das imagens do sistema operacional no servidor.
A tecnologia VDI tem apresentado ótimos resultados para atender as novas demandas de mercado e evolução da nossa sociedade. É uma solução a ser estudada e adapta para as organizações, levando em conta a singularidade de cada cenário e arquitetura.