As organizações que adotam a infraestrutura hiperconvergente contam com grandes vantagens, incluindo interferências mínimas no dia-a-dia durante a implantação e resultados perceptíveis logo após a adoção dessa tecnologia. Resumimos aqui cinco dos principais benefícios para empresas que utilizam a HCI e como eles refletem no gerenciamento estratégico, tático e operacional:
1. Simplicidade
Que tal reduzir o seu data center, diminuindo também a complexidade de gestão? Com um ambiente HCI, é possível eliminar muitos dos componentes e silos de hardware encontrados na infraestrutura tradicional.
– Para o CEO: melhora os processos de T.I e consequentemente aprimora o desempenho das demais áreas da empresa, inovando processos e aumentando a satisfação de funcionários e clientes.
– Para o CIO: reduz os componentes físicos para gerenciar, monitorar e manter.
– Para o Analista de T.I: proporciona facilidade de implantação e manutenção, com automação orientada por políticas.
2. Performance
Ganhe mais desempenho, acelerando aplicativos e melhorando a experiência do usuário final, o que também diminui o número de paradas e chamados para a T.I.
– Para o CEO: reduz riscos que podem colocar a lucratividade da empresa em jogo, além de proporcionar aumento da receita através da maior produtividade e servir como base para planos de expansão organizacional.
– Para o CIO: permite recursos fáceis de dimensionar e escalar, além de garantir um desempenho previsível para manter os usuários satisfeitos com a entrega da T.I.
– Para o Analista de T.I: oferece otimizações all-flash para diminuir o tempo de resposta dos aplicativos.
3. Custo
Empresas que contam com HCI podem reduzir drasticamente os gastos com infraestrutura do data center, além de evitar gastos imprevistos no planejamento referentes a falhas e intervenções em caso de acidentes.
– Para o CEO: economia de recursos financeiros que seriam desperdiçados em perdas de dados, multas por não atendimento a regulações e resoluções de incidentes.
– Para o CIO: maior eficiência de custo e armazenamento, além de eliminar o excesso de provisão com crescimento granular e escalabilidade.
– Para o Analista de T.I: aproveita recursos técnicos e expertise que o profissional já tem, agrega novos conhecimentos através de uma interface moderna e intuitiva.
4. Flexibilidade
Ao contar com um data center construído em torno da Infraestrutura Hiperconvergente, as organizações estão prontas para responder mais rápido às mudanças nas demandas dos negócios.
– Para o CEO: oferece mais competitividade e ampla possibilidade de adequações do ambiente devido às demandas do negócio.
– Para o CIO: permite um ambiente de T.I. moderno, com suporte para aplicações tradicionais atuais, bem como novas aplicações nativas em nuvem e tecnologias de contêineres. Favorece o dimensionamento para atender facilmente às necessidades específicas de aplicativos.
– Para o Analista de T.I: oferece ampla escolha de implantação, sem interferências de fornecedores de hardware.
5. Disponibilidade
O HCI auxilia na continuidade de negócios das organizações, minimizando riscos com uma plataforma comprovada e segura e trazendo mais resiliência ao ambiente de T.I.
– Para o CEO: desempenho estratégico do time, com mais inovações, sistemas e apps a disposição.
– Para o CIO: garante desempenho previsível com qualidade de serviço e sem pontos de falha.
– Para o Analista de T.I: mais velocidade e eliminação de esforços desnecessários com processos e produtos ineficazes.
Casos de uso: como obter o melhor da Hiperconvergência?
A Hiperconvergência é uma evolução natural do data center, com funções, possibilidades e escalabilidade superiores aos das infraestruturas tradicionais e convergentes. No cenário de transformação digital e consequente necessidade de competitividade cada vez maior das empresas, o HCI se apresenta como uma alternativa moderna e que transforma a T.I. das organizações, com resultados que melhoram os processos de todos os funcionários e levam mais qualidade ao cliente.
Pensando nisso e em como essas são preocupações frequentes dos líderes das empresas e profissionais de T.I, reunimos quatro dos principais casos de uso de Hiperconvergência, que ilustram como essa tecnologia pode trazer resultados com maior eficiência, custo-benefício e confiabilidade.
- Implantação de filiais e acesso remoto
Se você é um profissional de T.I, provavelmente já se pegou enfrentando diversos problemas ligados à visibilidade do seu ambiente devido à distância ou necessidade de acesso remoto, especialmente em tempos de pandemia. Muitas organizações possuem escritórios remotos e filiais que dependem da infraestrutura gerenciada pela equipe de TI em outro local. Os principais problemas dessa realidade são o desempenho imprevisível e a complexidade do gerenciamento, além da baixa confiabilidade e disponibilidade, que podem causar problemas com muito impacto nos negócios.
Equipes de TI precisam de mais visibilidade e gerenciamento simplificado. Também precisam de escalabilidade, com ferramentas que suportem o crescimento dos negócios sem gastos altos e inesperados. Nesse sentido, a Hiperconvergência é a solução ideal, visto que pode ser facilmente dimensionada para cima ou para baixo, com flexibilidade ideal para escritórios remotos e empresas com planos de expansão.
- Aplicativos críticos para os negócios
O contexto atual de negócios e tecnologia requer empresas prontas para oferecer mais desempenho, disponibilidade e confiabilidade, o que na prática significa mais competitividade. Infraestruturas tradicionais infelizmente não conseguem entregar processamento de banco de dados, gerenciamento de servidor de e-mail e cargas de trabalho da web 2.0 sem armazenamento super provisionado, hardwares caros e ferramentas de gerenciamento de silos, o que causa lentidão e complica o trabalho de todos os departamentos, especialmente a T.I.
A boa notícia é que a infraestrutura hiperconvergente supera todos esses desafios e entrega resultados inimagináveis para a infraestrutura tradicional. A HCI é essencial para empresas que desejam uma arquitetura simples e distribuída, otimizada para dispositivos flash de alto desempenho, melhorando o gerenciamento de aplicativos que podem fazer toda a diferença para o negócio.
- Clusters de gerenciamento
Imagine que por trás do funcionamento de todos os aplicativos importantes para o negócio exista um grupo nos bastidores que desempenha um papel crítico para que todo o ambiente de T.I. funcione corretamente. É exatamente do que se trata os clusters de gerenciamento, hosts reservados para a execução de VMs que fornecem serviços para ambientes de infraestrutura. É essencial que os clusters estejam sempre disponíveis, em um ambiente dimensionado que permita que a T.I. os traga rapidamente no caso de uma falha do site.
No passado, esses clusters residiam em hardwares muito caros para garantir em alta disponibilidade e desempenho. Felizmente, no contexto da HCI, isso não é mais necessário, visto que eles contam com recursos adequados e que trazem mais rapidez e resultados, além de tornar a recuperação mais fácil se necessária.
- Infraestrutura virtual de desktop (VDI)
Na infraestrutura tradicional, a VDI é uma necessidade extremamente cara para as empresas. Os usuários finais precisam cada vez mais dessa tecnologia para o desempenho de suas funções, mas os sistemas legados trazem vários desafios para a sua implantação. Além disso, deve-se considerar os altos custos para manutenção, necessária para fornecer o desempenho e escala adequados para desktops e aplicativos virtuais.
A infraestrutura hiperconvergente oferece uma solução de alto desempenho e baixo custo para VDI, gerando um modelo operacional mais simples e trazendo uma experiência de usuário mais consistente e previsível.
Conte com a Integratto para trazer todos esses benefícios e muitos outros à sua empresa através da Infraestrutura Hiperconvergente. Somos parceiros Platinum da DELL e atuamos desde 2011 em todo o Brasil, disponibilizando soluções que aliam alta performance com o melhor custo-benefício, de acordo com as necessidades específicas de cada negócio.