A inovação pode ser um grande diferencial competitivo e os gestores da área de TI têm papel de destaque nesse processo, que deve estar sempre alinhado aos objetivos da empresa. Confira algumas dicas para ajudar a colocar em prática estratégias inovadoras.
1. Estar sempre atualizado
Uma das atitudes mais básicas para ser um profissional informado e inteirado das tendências de mercado é investir em especializações e novos graus de formação, desde cursos rápidos até certificações profissionais, especializações e graus maiores para a sua formação.
Dominar a língua inglesa para estar sempre à frente nas leituras também ajuda muito. Outras táticas são a participação em eventos e a manutenção do contato com as universidades, inclusive em assuntos ligados a outras áreas de atuação, que podem trazer novas perspectivas para a inovação no segmento de TI. Além disso, é importante acompanhar profissionais de referência e consumir novidades em blogs, podcasts, canais de Youtube e etc.
O gestor também deve estabelecer uma relação acessível e transparente com seus colaboradores. Abrir espaço para troca de novas ideias e colaboração entre a equipe cria um ambiente mais criativo e propício a inovação.
2. Antecipar tendências e adotar novas tecnologias
Uma agenda de TI impulsionada pela inovação exige grandes transformações no ambiente de entrega de serviços e de aplicações. Os profissionais da área precisam estar sempre acompanhando o surgimento de novas tecnologias para avaliar quais delas são relevantes para sua empresa e podem contribuir para o crescimento do negócio. O gestor de TI da atualidade utiliza os dados do negócio para antecipar soluções e oportunidades. Com sua visão estratégica, consegue prever tendências e adotar novas tecnologias para melhorar seu desempenho.
Novas tecnologias como a infraestrutura hiperconvergente (HCI), inteligência artificial, internet das coisas, big data, entre outros, são capazes de proporcionar experiências exponenciais e estão fazendo a diferença no mercado.
Manter uma estrutura de gestão de TI com o uso do modelo de data centers tradicionais, dificulta o crescimento na velocidade esperada pelas organizações. Com diversos silos, racks, servidores separados, vários fornecedores, cabos intermináveis e muito mais, têm crescido a complexidade da infraestrutura de TI. Isso tudo demanda que a equipe se esforce em manter esses elementos sob controle e não tenha tempo para se preocupar com iniciativas para impulsionar a inovação de seus negócios. A hiperconvergência reduz o desperdício de recursos que acontece ao tentar prever as demandas e acabar provisionando em excesso. Com a HCI, é possível concentrar a gestão de computação, armazenamento e rede em um só lugar.
Saiba mais sobre Hiperconvergência:
A Internet das Coisas (IoT) se refere a capacidade de se adicionar conectividade a qualquer coisa, mesmo que isso não traga muitos benefícios ao consumidor. O futuro, em qualquer tipo de nova tecnologia, está em identificar quais soluções realmente agregam valor e trazem resultados efetivos.
As falhas nos serviços de TI impactam diretamente na eficiência operacional e custam muito caro para as empresas. A Inteligência Artificial (IA) já começou a revolucionar a atuação de empresas de diversas áreas. Cada vez mais os ambientes de tecnologia têm usado IA para identificar ameaças e prevenir paradas não programadas.
3. Ampliar sua visão estratégica
Em um mercado cada vez mais digital, o departamento de TI desempenha um papel fundamental na viabilização das estratégias de qualquer negócio. Por isso, o gestor de TI precisa demonstrar capacidade de otimizar processos e propor soluções, baseando seu planejamento em indicadores e métricas.
O setor de TI está sempre em mudança, exigindo o mesmo dos profissionais. A busca por conhecimento e aprendizado deve fazer parte da rotina e não pode se restringir apenas em habilidades técnicas. A evolução constante do profissional de TI deve compreender as esferas comportamentais, comunicacionais e tudo que for importante para o negócio. Desenvolver habilidades como liderança e negociação são fundamentais para que o gestor de TI possa com sucesso fazer a mediação entre sua equipe e os objetivos da organização.
O benchmarking também contribui para que o gestor de TI conheça novas práticas e ferramentas que têm dado bons resultados em outros negócios e possa aplicar tendências inovadoras ao seu trabalho.
O processo constante de inovação impulsiona o crescimento das empresas e buscar parceiros que apoiem essa iniciativa é fundamental para ter sucesso. A Integratto Tecnologia é especialista em entender as necessidades das empresas para sugerir as soluções inovadoras que trarão mais resultados, além de guiar a sua implementação.