O cenário de Tecnologia da Informação está em constante transformação. Mas, se por um lado essas mudanças aumentam a vantagem competitiva do negócio, por outro, apresentam grandes desafios. Neste contexto, a inovação precisa ser vista como um dos pilares que apoiam o processo de desenvolvimento de qualquer organização.
A inovação permite a otimização de muitas tarefas e colabora para um gerenciamento mais assertivo. Assim, você consegue empregar corretamente os recursos disponíveis e consequentemente melhorar o posicionamento da empresa no mercado.
Mas, para conseguir isso é preciso acompanhar as novidades e avaliar quais delas são relevantes para sua empresa. Por isso, separamos aqui três das principais tendências para gestão de TI. Confira!
Uso de infraestrutura hiperconvergente
A infraestrutura hiperconvergente (HCI) ganha cada vez mais espaço dentro das empresas por proporcionar maior facilidade de gestão. Com ela é possível gerenciar processamento, armazenamento e sistemas de rede em uma única ferramenta. Por estas razões, além de proporcionar uma infraestrutura de TI mais econômica, a HCI apresenta alto desempenho.
De acordo com a International Data Corporation (IDC), muitas empresas estão adotando essa tendência. Os dados revelam que os gastos globais com HCI devem ultrapassar os US$ 7,6 bilhões até o final de 2021.
A hiperconvergência permite ainda que a equipe de TI direcione o seu tempo para demandas mais estratégicas e menos operacionais. Ao invés de investir esforços na configuração de elementos individuais de computação, armazenamento e rede, os profissionais podem orientar o seu foco para a criação e implementação de iniciativas ligadas à inovação para toda a empresa.
Tomada de decisões baseadas em dados
Estudos recentes revelam que o volume de dados dobra a cada dois anos. Em 2013, havia cerca de 4,4 trilhões de gigabytes no planeta. E, a previsão é de que esse número seja dez vezes maior em sete anos, totalizando 44 trilhões em 2020.
Novas mídias e formas de interagir com o público surgem o tempo todo, modificando a forma como as organizações interagem com seus clientes. Torna-se cada vez mais fácil coletar um grande volume de informações no mercado, mas é preciso conseguir armazenar, cruzar e analisar esses dados para servirem de insumo nos processos de tomada de decisão de toda a empresa.
Soluções de big data permitem que os profissionais de TI trabalhem com diversos tipos de dados a uma grande velocidade. Dessa forma, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade com decisões de negócios inteligentes.
Aumento da eficiência operacional com inteligência artificial
A inovação na área de TI passa pela adoção de tecnologias emergentes, muitas delas centradas em dados como big data, inteligência artificial (IA) e internet das coisas. Uma postura aberta a mudanças é fundamental nesse contexto de rápida evolução e transformação de modelos de negócios, ofertas de produto/serviços e percepção de valor.
As soluções de inteligência artificial e aprendizagem automática estão bastante ligadas a big data, pois, dão sentido aos dados e apoiam as empresas no entendimento ágil sobre possíveis problemas e correções necessárias. Essa tecnologia já é amplamente empregada na automação e aprimoramento de processos internos nas organizações.
Outra tendência que vem ganhando força é o uso da IA para combater a complexidade e diversidade de ataques relacionados a segurança de dados. As possibilidades de evolução são infinitas quando consideramos as interações com tecnologias como reconhecimento facial e por voz, realidade aumentada, realidade virtual e blockchain.
Conhecendo essas tendências, cabe a gestão de TI conduzir a agenda de inovação e adoção de novas tecnologias. Além disso, para manter a competitividade da empresa, a TI deve estar preparada para exigências crescentes de infraestrutura e recursos, despontando das mais diversas áreas das organizações.
Agora que você já conhece algumas das principais tendências de TI, baixe o ebook “Hiperconvergência: a tendência que veio para ficar”!