O início de ano apresenta muitas novidades e tendências para o mercado. E, com a tecnologia da informação não é diferente, a cada período surgem novas ferramentas e previsões que impactam a rotina dos profissionais de TI. Confira algumas tendências de TI para 2019:
1. Uso de nuvem híbrida
“O Futuro será híbrido” essa é uma frase dita por diversos especialistas da área de TI. Entretanto, esse futuro já chegou e uma das grandes tendências de TI para 2019 é o aumento do uso da nuvem híbrida. Devido à combinação de nuvem pública e privada, ela permite que os dados e aplicativos sejam compartilhados de forma flexível.
A nuvem híbrida é o modelo mais adequado, em especial, para empresas de médio a grande porte por permitir o dimensionamento de recursos de computação e eliminar gastos desnecessários. Porém, antes de contratar um provedor de soluções de cloud computing faça uma avaliação para identificar o nível de confiabilidade do serviço e da solução oferecida.
2. Aumento na quantidade de infraestruturas programáveis
Com o uso da nuvem híbrida, que concilia as nuvens públicas e privadas e o uso de Software como Serviço (SaaS), as empresas ganharão mais agilidade. Deste modo, a infraestrutura programável ocorrerá de ponta a ponta.
Vale lembrar que a infraestrutura programável é aquela que consegue gerenciar recursos físicos e virtuais. Por isso, essa otimização de processos permite que a empresa se adapte de forma mais rápida às mudanças do ambiente de negócios e comece a exigir mais de seus aplicativos e dados.
3. Maior preocupação com a segurança de dados
As violações de segurança ocorridas em 2018 ativou o sinal de alerta de empresas dos mais variados portes e segmentos. Instituições como o buscador de passagens áreas Orbitz, Hotéis Marriott e Facebook foram alguns alvos dos cibercriminosos. No Brasil, de acordo com informações do 4º Relatório de Segurança Digital feito pelo laboratório dfndr lab, da PSafe, o número de ataques cibernéticos praticamente dobrou em 2018. Os dados apontam para um crescimento ano a ano de mais de 95% desse tipo de violação.
Diante dessa realidade, em 2019, o mercado deve ser impactado de forma significativa com o aumento dos investimentos em medidas de proteção. Além das soluções e produtos, os serviços gerenciados de TI estão entre as grandes apostas para garantir a proteção de dados e sistemas.
4. Utilização de Inteligência Artificial e Machine Learning
De acordo com a pesquisa 2019 CIO Agenda: Secure a new Foundation for Digital Business”, realizada pelo Gartner, cerca de 70% dos CIOs devem aplicar de forma agressiva dados e inteligência artificial nas operações, ferramentas e processos do departamento de Tecnologia da Informação até 2021. O objetivo é otimizar e garantir que as tarefas sejam feitas de forma mais assertiva e segura.
A pesquisa revela ainda que 2019 será um ano de aprendizado para a maioria das empresas que buscam a maturidade em relação à inteligência artificial e machine learning. Portanto, deve-se pensar não apenas em investimentos em ferramentas, mas também na capacitação dos colaboradores para esse novo cenário.
5. Investimentos em análises preditivas na TI
Antecipar e prever situações que podem ocasionar falhas no departamento de TI ajuda a manter as operações da empresa em funcionamento, evitando paradas inesperadas. Além disso, as análises preditivas reduzem a carga de trabalho para manter os sistemas otimizados.
Conforme falamos anteriormente, o uso da inteligência artificial e o machine learning estão entre as tendências de TI para 2019 e ambos estão diretamente ligados a análise preditiva que tem por objetivo gerar mais inteligência para os negócios.
Agora que você já sabe quais são as tendências de TI para 2019 é hora de preparar a sua empresa para esse cenário. Entre em contato conosco e descubra como melhorar os resultados da sua empresa!